Ganhar competitividade é fundamental para qualquer nutricionista. Além de conseguir mais clientes, é indispensável consolidar um posicionamento diferenciado e que mostre autoridade na especialidade.

Para atingir tais efeitos, indica-se elaborar e executar um plano de marketing. 

É uma forma de diminuir os esforços de captação e, enfim, focar em outras áreas de maior relevância.

A seguir, veja 6 dicas para montar um plano de marketing em nutrição :

1. Observe o Código de Ética de nutricionistas

Atuar na área da nutrição significa lidar com questões ligadas à saúde das pessoas.

Os clientes que o procuram, independentemente dos motivos, esperam um atendimento seguro ,sério e de qualidade.

Para garantir que tudo isso seja cumprido, existe o Código de ética do nutricionista.

Além de ser aplicado aos momentos de consulta, ele também é usado para o marketing.

Suas regras precisam ser obedecidas para que os clientes não sejam enganados quando forem impactados por um anúncio ou peça de publicidade ligada ao serviço de nutrição.

É indispensável conhecer todos os aspectos ligados ao profissionalismo e à etica.

2. Saiba quem é o seu público-alvo

Depois de cuidar dos aspectos éticos, é hora de bolar o plano de marketing desde os primeiros passos.

Na etapa inicial, é indispensável saber quem você deseja atrair para atendimento — ou seja, seu público-alvo.

Ter o cuidado de fazer essa definição é essencial para evitar esforços que não trarão o retorno esperado.

Também é um jeito de alinhar a comunicação e garantir que a mensagem seja transmitida com maior clareza e máxima eficiência.

Portanto, faça uma análise de sua especialidade, dos clientes atuais e daqueles que você pretende atrair.

Se a ideia é captar mulheres entre 30 e 40 anos, por exemplo, todas as ações têm que ser focadas nesse público.

Já se o objetivo é falar com homens de meia-idade ou executivos com pouco tempo, as estratégias deverão ser diferentes.

Para saber em que se basear, levante os dados a seguir sobre o seu público:

* faixa etária;

* faixa salarial;

* ocupação profissional;

* hábitos de vida;

* objetivos/interesses;

* localização;

* regularidade de visitas e assim por diante.

Defina com quem você deseja falar e quem pretende atingir. Não se esqueça de reconhecer os clientes atuais, pois eles também farão parte da comunicação.

3. Elabore uma estratégia de Inbound Marketing

Durante muito tempo, o marketing foi interruptivo. É o caso da propaganda de TV ou do anúncio de revista, que interrompem uma atividade principal para apresentar um produto ou serviço.

Com a mudança de interesse do público, surgiu o Inbound Marketing, ou Marketing de Atração.

A intenção é atrair as pessoas para uma marca, produto ou serviço — no caso, a sua atuação como nutricionista.

Além de ser mais eficiente, é uma alternativa menos onerosa e com ótimos efeitos. Portanto, vale a pena executar uma estratégia nesse sentido. Algumas das técnicas disponíveis incluem:

* marketing de conteúdo;

* SEO;

* e-mail marketing;

* redes sociais.

Selecione as estratégias que mais fazem sentido para a sua atuação e invista nas mais promissoras para os efeitos desejados.

4. Una visibilidade e confiabilidade à presença online

Quando se fala em criar um plano de marketing, a internet desempenha um papel fundamental. Com cada vez mais pessoas conectadas, é um desperdício não explorar o marketing digital.

Ao mesmo tempo, o objetivo não deve ser criar um megafone de anúncio dos serviços.

A presença online deve estar associada ao aumento do alcance e à consolidação da autoridade. Isso gera confiança nos clientes e possíveis interessados, fortalece o relacionamento e melhora as taxas de conversão.

Para ajudá-lo nessa tarefa, o marketing de conteúdo é conveniente.

Ao responder as dúvidas do público e fornecer informações relevantes, confiáveis e inéditas, o senso de autoridade é consolidado.

Como consequência, torna-se mais fácil atrair e convencer as pessoas a marcar uma consulta.

5. Crie um site de qualidade

Mesmo diante de todos os recursos, não existe presença online sem um bom site. Ele é o cartão de visitas do cenário atual e deve fazer parte de qualquer plano de marketing.

O ideal é que ele transmita uma ideia confiável, ao mesmo tempo em que precisa ir direto ao ponto e ter uma fácil navegação.

Manter as informações de contato atualizadas, como endereço, telefone e e-mail, também é indispensável.

Se houver um blog com produção de conteúdo relevante associado ao site, então, o resultado é um melhor posicionamento nos mecanismos de busca e um aumento do tráfego.

Além de tudo, é um jeito de criar uma primeira impressão realmente positiva.

6. Tenha uma boa atuação nas redes sociais

As redes sociais já fazem parte da vida das pessoas: são mais de 1000 milhões de brasileiros conectados nesses espaços.

Se forem bem aproveitadas, essas mídias podem ajudar o atendimento, aumentar a exposição e até fortalecer o posicionamento do nutricionista.

Para não colocar tudo a perder, é fundamental seguir boas práticas de atuação.

É indispensável, por exemplo, fazer postagens com a frequência adequada. A consistência é tão importante quanto não sobrecarregar a timeline dos usuários.

Também é indicado responder às mensagens e aos comentários de maneira cordial. Tire dúvidas, preste esclarecimentos e dê as informações necessárias.

Críticas negativas infundadas devem ser ignoradas, e temas polêmicos evitados. Assim, é possível criar laços de comunicação que, eventualmente, transformam-se em novas consultas marcadas.

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Agora é só colocar as dicas em prática e aguarda os resultados !

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