Com uma grande quantidade de células, o sistema imunológico tem como função proteger o corpo de bactérias, vírus, doenças e outras coisas que afetam o corpo de uma forma ruim. Ele é a principal arma do nosso organismo para nos manter saudáveis (quando cuidado da maneira certa). Para que você possa evitar transtornos como resfriados e infecções constantes ou problemas de pele, cabelos fracos, fadiga ou cansaço , separamos algumas dicas que vão te auxiliar a aumentar sua imunidade.


1 – Cuide de suas emoções


“Se controlarmos melhor o nível de estresse e ansiedade que depositamos nos eventos , melhor será para nosso sistema imunológico. A ideia principal aqui è estar atento a quantidade de energia que coloco a disposição para realizar uma tarefa ou como reação a um determinado evento.”

Permita-se ser mais flexível diante das tarefas, eventos e pressões do dia a dia. 

Quando a pressão das tarefas diárias for pesada demais, respire fundo e pense “qual é a minha meta para hoje?”; “o que preciso fazer hoje?” Muitas vezes podemos perceber que algumas tarefas, podem sim, ser deixadas para depois.

Faça pausas

“Faça-as entre as atividades, de forma que saia do automático e passe a focar no que está fazendo e como está reagindo frente a determinado evento. ” Diz a Dra. Carla Guth, psicóloga

Cuide dos seus pensamentos e do que sente sobre eles.

“Lembre-se que o estresse e ansiedade levaram nosso organismo a responder quimicamente” “Cuide das suas atitudes frente a situações, esteja atendo ao imediatismo”. Nossos pensamentos geram sentimentos e os nossos sentimentos refletem não só em nossas escolhas ,como também em nossa saúde. 


2 -Evite a autoinoculação 

Ou seja, ato de levar as mãos aos olhos, nariz e boca. “O vírus entra no corpo pelas mucosas, por isso falamos de Zona T. Você faz um T na horizontal do seu rosto passando pelos dois olhos, e na vertical você passa pelo nariz e boca. Essa é a porta de entrada para o vírus. Se você não tiver contato com o vírus nessa região, você não se contamina. Quando uma pessoa respira perto de uma outra pessoa infectada, o vírus vem transmitindo por partículas no ar e entrando pelas mucosas. O vírus vive mais tempo em algumas superfícies sólidas do que no ar. No ar ele vai se precipitar ficando poucos minutos. Já nas superfícies sólidas, ele pode ficar por horas ou dias. Se você colocar a mão nessa superfície contaminada e coçar o olho, o nariz ou colocar a mão na boca, você pode acabar se infectando. Isso é a auto inoculação. Por isso, é importante limpar essas superfícies, os objetos, usar o álcool , lavar as mãos e tomar todo cuidado devido. 

3 – Invista no magnésio

Magnésio é um mineral que exerce importante papel no fortalecimento do sistema imunológico. Principalmente  quando associado à outros micronutrientes, como: zinco, vitamina D e vitamina C.  Os principais alimentos fonte de magnésio são: salmão, sardinha, abacate, oleaginosas, semente de abóbora e as leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha, ervilha)”, insira esses alimentos na à sua rotina.

4- Cuide do seu sono

O estresse pode ser desencadeado por condições desfavoráveis em qualquer campo da vida além de levar a consequências físicas e emocionais. Ele leva a uma produção excessiva de cortisol que pode prejudicar a imunidade. Uma das atitudes frente ao estresse é a qualidade do sono, manter-se longe das telas antes de deitar, apostar em um ambiente escutei e tranquilo. Exercícios de respiração também podem ajudar. 


Queria ressaltar também da importância da vitamina D ,tome sol diariamente, se possível. Pois a Vitamina D é um fator importante para nossa imunidade. 
Tomar água também é muito importante , beba água. 

Cuide-se !!
se você estiver bem ,tudo ficará bem.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *