O consumidor de hoje quer mais do que consumir um produto ou serviço: ele também consome a marca que está oferecendo aquilo e acompanha atentamente como ela se posiciona. Uma comunicação integrada pode ser decisiva na hora de adquirir relevância e consolidar seu posicionamento. Não basta usar algumas ferramentas tradicionais de comunicação, é preciso estabelecer uma comunicação planejada e integrada para alcançar um vínculo com o seu público.

O que é comunicação integrada?

A comunicação integrada é o processo de planejar e executar ações em diferentes canais. Com essa interligação de estratégias e discursos, a instituição fortalece sua marca, cria e consolida sua identidade com seus públicos-alvo e garante um bom posicionamento no mercado e na sociedade em geral.

Pensar o planejamento de comunicação de maneira integrada implica em entender de forma ampla as ações de comunicação pensadas e desenvolvidas na organização assim como um bom plano de comunicação.

A comunicação integrada articula marketing, por meio de um plano de comunicação, com o uso de diferentes canais de comunicação para manter a conexão marca-cliente. Seja usando o e-mail, aparecendo nas redes sociais ou criando propagandas em sites , as estratégias de comunicação integrada têm um objetivo: aparecer bem perante seus consumidores.

Qual a importância da comunicação integrada para as empresas?

O mercado está em constante evolução. Sabendo disso, é importante ter mecanismos que garantam qualidade no processo comunicacional. Adotar a comunicação integrada traz diversos benefícios, e por isso é importante que você conheça alguns deles:

  • Ajuda a prevenir ruídos e informações desencontradas;
  • Reforça a imagem da marca ante o seu público;
  • Impacta a percepção que os clientes têm da empresa;
  • Diminui chances de crises internas;
  • Constrói posicionamento sólido da marca;
  • Diminui boatos entre o público interno.

Quais são os componentes da comunicação integrada?

Na comunicação de integrada, todos os aspectos da comunicação trabalham juntos consolidar seu posicionamento, entre os principais componentes que podem ser utilizados podemos destacar:

  • Assessoria de Imprensa;
  • Relações Públicas;
  • Publicidade e Propaganda;
  • Marketing;
  • Comunicação Interna.

O que é a comunicação integrada de marketing?

A comunicação de marketing, por vezes chamada de comunicação mercadológica, tem como objetivo executar estratégias para a promoção de troca de produtos e serviços entre o produtor e o consumidor. Sendo assim, ela abrange a comunicação institucional e deve estar integrada.

Como vimos, a comunicação integrada envolve um conjugado de atividades de comunicação, seja jornalismo, relações públicas, propaganda, publicidade. Desse modo, a comunicação integrada de marketing é a forma utilizada para fazer o planejamento global de comunicação, com criação de técnicas e aplicabilidade de métodos específicos de cada área, usando uma só linguagem, para realizar a ação fim dos produtos e serviços entre a organização e o consumidor final.

Quais os tipos de comunicação de marketing?

  • Administração de vendas: vendedores ou representantes que contatam potenciais compradores;
  • Comunicação pela internet: divulgação utilizando e-mail, grupos de discussão, salas de bate-papo, hotsite, patrocínios e etc;
  • Eventos: situações criadas para comunicar ao público-alvo por meio de eventos de diferentes naturezas;
  • Marketing direto: estabelece uma comunicação personalizada com o cliente;
  • Merchandising em televisão: inserções de produtos ou serviços em programas de TV;
  • Propaganda: apresentação de um produto ou serviço ao mercado, paga por um patrocinador/emissor;
  • Publicidade: atividades para promover uma empresa, seus produtos ou serviços a partir de geração de notícias e fatos na mídia;
  • Relações Públicas: criação de boas relações com os vários públicos da empresa.

Esperamos que tenham gostado do conteúdo !

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *