O atendimento via WhatsApp pode ser um grande diferencial para empresas, resultando em melhor   interação  com o consumidor    e até mesmo em retorno nas vendas, sendo um canal muito acessível que possibilita o alcance de uma base mais ampla de clientes. 

No entanto, o uso inadequado da ferramenta, que fere as diretrizes do WhatsApp, pode acarretar resultados negativos, levando até ao banimento da conta.

Para investir corretamente nessa plataforma, o primeiro passo, portanto, é a realização de um planejamento. E, para iniciar uma estratégia de atendimento via WhatsApp adequada, criamos um passo a passo. Confira abaixo:

Primeiro passo: defina um objetivo 

Assim como em todo planejamento, você precisa definir um objetivo e as metas que derivam dele. 

No caso do atendimento por WhatsApp, por existirem diversos tipos de atendimento, você deve optar pela forma que acredita ser mais eficaz para sua clientela e que faça sentido para o negócio. 

Uma alternativa é investir no atendimento via WhatsApp pós-venda, fornecendo suporte às dúvidas de clientes e outras questões que surgem após as vendas. 

Por ser um canal mais acessível, o WhatsApp facilita o contato de clientes insatisfeitos, amenizando a tensão caso o atendimento seja rápido e ágil no canal .

É muito importante também a forma em que nós comunicamos. As mensagens automáticas são ferramentas que auxiliam,porém é preciso cautela ao formular cada uma delas . Separamos algumas dicas do que dizer , e  o que não dizer . Confira  :

Ao invés de dizer:

1 – Oiii !! Como você está? Aguarde que em breve iremos te atender. 

2 – informe o motivo do seu contato e aguarde por um dos nossas atendentes.

3 – Não podemos te atender no momento,tente novamente mais tarde !

Use :

1 – Olá, seja bem vindo(a) a [ nome da empresa] ! Deixe a sua dúvida ou solicitação que iremos te atender dentro de alguns poucos minutos. 

2 – Obrigado por entrar em contato! Nossos atendentes responderão em até X minutos. Como podemos ajudar ? 

3 – Olá, nosso horário de funcionalmente é das X às X,mas você já pode explicar o motivo do seu contato e um dos nossos atendentes irá te responder assim que possível. 

A forma em que comunicamos é muito importante nos relacionamentos da vida, e não seria diferente entre você e  seu cliente. Por isso , esteja bem atento aos detalhes , os detalhes importam .

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